domingo, 7 de abril de 2013

Como guardar gibis depois de lê-los


"Gibi só pode ser guardado depois de lido. Antes disso, deve ficar à disposição de todos da casa."
Confúcio


Visite nossa loja

e adquira nossos produtos:





Colecionar gibis se torna prazeroso quando você resolve reler aquela aventura que transformou seu domingo à tarde num dia bom. E nada melhor quando a revista ou o encadernado é facilmente encontrado, limpinho e em bom estado - o que torna a leitura muito mais agradável.
Quando a coleção conta com até algumas dezenas ou poucas centenas de exemplares, duas ou três prateleiras resolvem. Agora se são na casa dos milhares, uma boa maneira de mantê-los em ordem é acondicioná-los em caixas especialmente desenvolvidas para eles.





Construí as caixas das fotos para guardar os gibis de formato americano cujo número já suplantou o de formatinhos, isso graças à Panini. Não só para revistas mensais com lombada canoa como também  para encadernados brochura ou capa dura.
Falando em encadernados: SIM, eles ficam muito mais bonitos numa prateleira em uma bela estante de madeira de lei - os colecionadores de Preacher, Biblioteca Histórica Marvel, Marvel Knights, Watchmen, Pelo Amanhã, Silêncio, e tantos outros títulos têm plena convicção disso, e eu também estou de acordo. Mas no meu caso e creio no de muitos outros, a falta de espaço fala mais alto.





As medidas internas da caixa são: 20 centímetros de largura, 28,5 centímetros de comprimento e 28 centímetros de altura, o suficiente para acondicionar os gibis aí da foto acima, inclusive esse exemplar do Tex Gigante (que mede 19 cm x 27,5 cm).
Acondicionar as revistas em quadrinhos dentro de sacos plásticos de polipropileno também ajuda na conservação, deixando-os mais rígidos para ficarem em pé dentro da caixa, mantendo-os livre de umidade e poeira. 



Utilizei papelão rígido de dois milímetros de espessura para criar um conjunto o mais firme e no esquadro possível para que os gibis não sofram nenhum tipo de deformação.
A estrutura de dobra com fundo duplo da caixa e o sistema de colagem da tampa permite empilhar três unidades cheias de quadrinhos.



Dentro de cada caixa cabem 46 gibis de 100 páginas - menos que os setenta que cabiam no modelo anterior que desenvolvi, que tinha o inconveniente de ficar muito pesado para manipular durante uma consulta e colocar de volta na estante. Guardados em pé no sentido como na foto acima e a caixa numa prateleira ajudam a otimizar o espaço disponível para a coleção.
Não guarde suas caixas de gibis diretamente no chão, pois a umidade a que estão sujeitas nessa condição pode ser grande o suficiente para comprometer a integridade do papelão. Eu as coloquei no chão apenas para viabilizar a captação das imagens.



Para facilitar a visualização e a localização da caixa, colei um retângulo de adesivo na parte frontal, em três versões de cores. Permite colar outra etiqueta com o conteúdo da caixa, ou escrever diretamente com uma caneta de marcar cds ou dvds.








Visite nossa loja

e adquira nossos produtos:


  
Para adquirir este produto no Mercado Livre:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-621386688-caixa-organizadora-para-gibis-do-capito-america-ou-superman-_JM


Também na versão Formatinho:

Para o formato Magazine - Espada Selvagem de Conan, Conan Saga, Aventura e Ficção, acesse:

No Mercado Livre, visite meu eshop:




Para catalogar o conteúdo de cada caixa, dê um pulo no Guia dos Quadrinhos: http://www.guiadosquadrinhos.com



Maiores detalhes sobre a montagem, confira no vídeo a seguir:



Mais informações e curiosidades sobre gibis, figuras de ação, Fest Comix, visite:


O Castelo de Caixas já está disponibilizando os sacos plásticos formato "Encadernado"!

Perfeitos para a Coleção Oficial de Graphics Novels Marvel, da Editora Salvat.

Fornecidos em packs com cinquenta unidades.

Seu tamanho extra longo permite que seja feita uma dobra de onze centímetros: proteção extra contra poeira, umidade e insetos!

Servem bem em vários outros títulos.



Para maiores detalhes, por favor acesse:


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir